quinta-feira, 14 de abril de 2011

Muito alimento, muitos famintos!

Esta notícia saiu na imprensa: Fome mata mais de 25 mil por dia...

Teste seu conhecimento!!!

1- De acordo com a FAO (Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação), atualmente passa fome em todo o mundo mais de 1 bilhão de pessoas. Tal realidade, no entanto, está acompanhada de uma grande contradição, que consiste no fato de que:

a) são milhões de famintos que se encontram exclusivamente na África e na América Latina.

b) a fome é resultado da pobreza, desigualdade social e atraso intelectual da população.

c) a fome atinge especialmente crianças, mulheres e idosos dos países pobres.

d) existem milhões de famintos numa sociedade mundial onde há comida em excesso.

e) a fome provoca a morte não só pela desnutrição, mas também por doenças infecciosas.


2- Uma das áreas mais críticas da Áfricaa em surtos de fome é o Sahel, que corresponde a uma faixa semi-árida em intenso processo de desertificação localizada:

a) na região centro-equatorial

b) ao sul do deserto do Saara

c) na região dos Grandes Lagos

d) ao norte do deserto do Saara

e) na periferia do deserto de Namíbia.


3- O objetivo da elaboração do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é oferecer um contraponto a outro indicador muito utilizado, o Produto Interno Bruto (PIB) per capita, que considera apenas a dimensão econômica do desenvolvimento. Criado por Mahbub ul Haq, com a colaboração do economista indiano Amartya Sen (...), o IDH pretende ser uma medida geral, sintética, do desenvolvimento humano. Não abrange todos os aspectos do desenvolvimento e não é uma representação de "felicidade" das pessoas nem indica "o melhor lugar para se viver".
Adaptado de http://www.pnud.org.br

Quais os indicadores que compõem o IDH? Apresente um aspecto relevante da realidade social ausente dessa composição.


4- Apesar do mito da democracia racial na sociedade brasileira, os negros continuam sendo discriminados nos dias de hoje. Explique como se dá essa discriminação em relação à inserção do negro no mercado de trabalho.



Bom trabalho e um ótimo final de semana!
Beijo.

domingo, 10 de abril de 2011

NOVA ORDEM INTERNACIONAL

NOVA ORDEM INTERNACIONAL

Estudo Orientado para 8º Ano



1- Aponte os dois fatos principais que desencadearam a NOI ( Nova Ordem Internacional).


2- Analise a expansão da OTAN na Nova Ordem Internacional.


3- Explique como se desenvolveu a Terceira Revolução Industrial e as dificuldades que a União Soviética teve para acompanhar esse processo.


4- Qual a relação existente entre a globalização e o aumento da desigualdade mundial, com a 3ª Rev.Industrial.


5- Como sucedeu a tentativa de Gorbatchev (URSS) de modernizar a política e a economia do país.


6- Faça um comentário sobre o golpe militar de agosto de 1991.


7- Faça um breve histórico dos acontecimentos que levaram ao fim a União Soviética em dezembro do mesmo ano.


8- Comente as consequencias militares e econômicas do fim do país.