domingo, 27 de fevereiro de 2011

Origens do Mundo Atual

O Mundo Atual

O mundo Atual / Origens do Mundo Atual Aulas 1/2 8º Ano EF II


Querido Aluno,

Aqui há uma orientação de estudos pra facilitar a sua aprendizagem...
Vamos realizá-la com carinho e força de vontade, que vale a pena!
Você é muito importante pra mim; por isso, vamos juntos realizar essa tarefa???
Sei que posso contar com você...
"Para obter algo que nunca teve, precisa fazer algo que nunca fez".
Um grande abraço!


  1. Ao iniciarmos, vamos analisar a importância do uso da Cartografia e dos gráficos para o estudo da geografia;
  2. Comente a importância das projeções cartográficas de Mercator e de Peters, apontando as distorções que elas apresentam;
  3. Interprete ( e não decore) os dados apresentados na mapa da apostila "As terras e as águas de nosso planeta" - predomínio das águas sobre as terras; comparação da extensão dos continentes com a dos oceanos; número de países que existe em cada continente, além das colônias e possessões espalhadas pelo mundo;
  4. Conceitue continente e oceano de forma prática;
  5. Explique as diversas formas de divisão do mundo;
  6. Aponte a forma atual e mais correta de divisão do mundo;
  7. Com a ajuda do mapa"O IDH no mundo, observe que a divisão em Norte e Sul é insuficiente para mostrar a complexidade do mundo atual. Explique por que.
  8. Analise o gráfico "Evolução do crescimento da população mundial" e comente o fato de que a quantidade de dados disponível sobre os países na atualidade é imensa e que ela praticamente dobra em poucos anos;
  9. Faça a relação entre população absoluta e populoso / população relativa ou densidade demográfica e povoado;
  10. Explique as diversas possibilidades que existem quando aplicamos ao país os dois conceitos ( populoso e povoado );
  11. Comente a questão da distribuição da riqueza no mundo, usando o critério de PIB;
  12. Explique o que é PPC, exemplificando;
  13. Faça um comentário sobre o mapa "População vivendo com menos de 1 dólar por dia";
  14. O que foi a Revolução Industrial e por que ela se iniciou na Inglaterra;
  15. Caracterize a primeira e a segunda revolução industrial;
  16. Analise algumas das principais consequencias da Revolução Industrial;
  17. Defina o que foi o imperialismo europeu e aponte suas três causas principais;
  18. O que foi o Congresso de Berlim e qual a sua importância;
  19. Comente sobre a sociedade européia e o espaço geográfico da época da Segunda Revolução Industrial;
  20. Explique as origens das ideias socialistas deMarx e Engels;
  21. Comente o impacto dessas ideias na época e sua repercussão no movimento trabalhista europeu e mundial;
  22. Faça um paralelo entre o sistema econômico capitalista e o sistema econ.socialista;
  23. Faça um comentário sobre a primeira experiência socialista no mundo.


Bom Trabalho e Boa Prova!

Mundo Subdesenvolvido

MUNDO SUBDESENVOLVIDO

ORIENTAÇÃO DE ESTUDO - AULA 1 1º B/2011 9º ANO EFII



Querido aluno,

Aqui há uma proposta de estudo para facilitar a sua aprendizagem...
Vamos realizá-la com carinho e força de vontade, pra você aprender para a vida...
"É preciso querer para poder fazer". Então, vamos tentar... porque vale a pena!
Você é muito especial pra nossa escola e, principalmente pra mim...
Eu amo você. Vamos lá?

  1. Comente a diversidade de países que forma cada um dos dois grupos: desenvolvidos e subdesenvolvidos;
  2. Exponha a origem do conceito de subdesenvolvimento após a Segunda Guerra Mundial;
  3. Que fatores possibilitaram a Revolução Industrial na Europa, especificamente na Inglaterra;
  4. Quantifique a extensão do mundo subdesenvolvido, analisando o gráfico da aposotilaa "PIB per capita em PPC"
  5. Fale sobre a perda de sentido do termo "Terceiro Mundo", com o fim da Guerra Fria;
  6. Comente a dificuldade de definir exatamente o que é subdesenvolvimento e a diversidade de estudos e indicadores;
  7. Explique a divisão mais usada nos dias atuais;
  8. De acordo com o exercício 1 da seção "Em casa", reflita sobre a relação entre o consumo de energia e o desenvolvimento;
  9. Explique o que é IDH e analise a tabela "Extremos do IDH - 2004", publicado em nov/2006;
  10. Vamos analisar as características do subdesenvolvimento. Comecemos pela base econômica rural e o Setor Secundário dependente;
  11. Faça a relação entre industrialização e progresso tecnológico;
  12. Analisando a tabela do exercício 2 da seção Em casa, você descobre que a má distribuição de renda é um fenômeno tanto nacional como internacional;
  13. Vamos agora analisar outra característica do subdesenvolvimento: a hipertrofia do Setor Terciário , a circulação de mercadorias e os fluxos de capitais;
  14. Como mesmo estão divididos os setores da economia???
  15. Analise a distribuição e os movimentos da PEA entre os setores da economia, tanto no mundo desenvolvido quanto no subdesenvolvido;
  16. Enfim, vamos analisar os problemas demográficos, a urbanização, a fome e a educação;
  17. Através do gráfico do exercício 4 das Atividades, observamos o impacto da epidemia de Aids sobre a expectativa de vida em alguns países africanos;
  18. Reflita sobre o problema da fome, suas particularidades e causas.

Bom Trabalho e Boa Prova!