domingo, 27 de fevereiro de 2011

MUNDO SUBDESENVOLVIDO

ORIENTAÇÃO DE ESTUDO - AULA 1 1º B/2011 9º ANO EFII



Querido aluno,

Aqui há uma proposta de estudo para facilitar a sua aprendizagem...
Vamos realizá-la com carinho e força de vontade, pra você aprender para a vida...
"É preciso querer para poder fazer". Então, vamos tentar... porque vale a pena!
Você é muito especial pra nossa escola e, principalmente pra mim...
Eu amo você. Vamos lá?

  1. Comente a diversidade de países que forma cada um dos dois grupos: desenvolvidos e subdesenvolvidos;
  2. Exponha a origem do conceito de subdesenvolvimento após a Segunda Guerra Mundial;
  3. Que fatores possibilitaram a Revolução Industrial na Europa, especificamente na Inglaterra;
  4. Quantifique a extensão do mundo subdesenvolvido, analisando o gráfico da aposotilaa "PIB per capita em PPC"
  5. Fale sobre a perda de sentido do termo "Terceiro Mundo", com o fim da Guerra Fria;
  6. Comente a dificuldade de definir exatamente o que é subdesenvolvimento e a diversidade de estudos e indicadores;
  7. Explique a divisão mais usada nos dias atuais;
  8. De acordo com o exercício 1 da seção "Em casa", reflita sobre a relação entre o consumo de energia e o desenvolvimento;
  9. Explique o que é IDH e analise a tabela "Extremos do IDH - 2004", publicado em nov/2006;
  10. Vamos analisar as características do subdesenvolvimento. Comecemos pela base econômica rural e o Setor Secundário dependente;
  11. Faça a relação entre industrialização e progresso tecnológico;
  12. Analisando a tabela do exercício 2 da seção Em casa, você descobre que a má distribuição de renda é um fenômeno tanto nacional como internacional;
  13. Vamos agora analisar outra característica do subdesenvolvimento: a hipertrofia do Setor Terciário , a circulação de mercadorias e os fluxos de capitais;
  14. Como mesmo estão divididos os setores da economia???
  15. Analise a distribuição e os movimentos da PEA entre os setores da economia, tanto no mundo desenvolvido quanto no subdesenvolvido;
  16. Enfim, vamos analisar os problemas demográficos, a urbanização, a fome e a educação;
  17. Através do gráfico do exercício 4 das Atividades, observamos o impacto da epidemia de Aids sobre a expectativa de vida em alguns países africanos;
  18. Reflita sobre o problema da fome, suas particularidades e causas.

Bom Trabalho e Boa Prova!

Nenhum comentário:

Postar um comentário