ORIENTAÇÃO DE ESTUDO - AULA 1 1º B/2011 9º ANO EFII
Querido aluno,
Aqui há uma proposta de estudo para facilitar a sua aprendizagem...
Vamos realizá-la com carinho e força de vontade, pra você aprender para a vida...
"É preciso querer para poder fazer". Então, vamos tentar... porque vale a pena!
Você é muito especial pra nossa escola e, principalmente pra mim...
Eu amo você. Vamos lá?
- Comente a diversidade de países que forma cada um dos dois grupos: desenvolvidos e subdesenvolvidos;
- Exponha a origem do conceito de subdesenvolvimento após a Segunda Guerra Mundial;
- Que fatores possibilitaram a Revolução Industrial na Europa, especificamente na Inglaterra;
- Quantifique a extensão do mundo subdesenvolvido, analisando o gráfico da aposotilaa "PIB per capita em PPC"
- Fale sobre a perda de sentido do termo "Terceiro Mundo", com o fim da Guerra Fria;
- Comente a dificuldade de definir exatamente o que é subdesenvolvimento e a diversidade de estudos e indicadores;
- Explique a divisão mais usada nos dias atuais;
- De acordo com o exercício 1 da seção "Em casa", reflita sobre a relação entre o consumo de energia e o desenvolvimento;
- Explique o que é IDH e analise a tabela "Extremos do IDH - 2004", publicado em nov/2006;
- Vamos analisar as características do subdesenvolvimento. Comecemos pela base econômica rural e o Setor Secundário dependente;
- Faça a relação entre industrialização e progresso tecnológico;
- Analisando a tabela do exercício 2 da seção Em casa, você descobre que a má distribuição de renda é um fenômeno tanto nacional como internacional;
- Vamos agora analisar outra característica do subdesenvolvimento: a hipertrofia do Setor Terciário , a circulação de mercadorias e os fluxos de capitais;
- Como mesmo estão divididos os setores da economia???
- Analise a distribuição e os movimentos da PEA entre os setores da economia, tanto no mundo desenvolvido quanto no subdesenvolvido;
- Enfim, vamos analisar os problemas demográficos, a urbanização, a fome e a educação;
- Através do gráfico do exercício 4 das Atividades, observamos o impacto da epidemia de Aids sobre a expectativa de vida em alguns países africanos;
- Reflita sobre o problema da fome, suas particularidades e causas.
Bom Trabalho e Boa Prova!
Nenhum comentário:
Postar um comentário