domingo, 25 de outubro de 2009

AMAZÔNIA - 7ºANO -



Filme : Amazonas em chamas, disponível em vídeo e DVD, retrata a vida de Chico Mendes e a criação das reservas extrativas na Amazônia.
Atividades sugeridas:
1- Explique por que os afluentes do Rio Amazonas apresentam alto potencial hidrelétrico.
2- Leia o texto:
"Antigamente não tinha caraíba. A gente não conhecia os caraíbas porque eles moravam longe. A gente pensava que os caraíbas nunca iam encontrar a gente. Depois os caraíbas foram aumentando até chegarem na terra dos índios. Aí que os caraíbas estragaram a vida dos índios.
Antigamente não tinha doença, malária, sarampo, gripe, tosse, coqueluche, nada. Depois que os caraíbas chegaram, os índios pegaram doença dos caraíbas. As
doenças dos caraíbas foram matando a gente. A gente era muito fraco, qualquer doença matava a gente. Não tinha vacina nem remédio.
Mas agora a gente está se acostumando com isso, com as doenças. Mesmo assim a gente está morrendo. Os caraíbas começaram a judiar de nós, dos índios. Começaram a invadir as terras, derrubar o mato, tirar a nossa terra. A terra do meu povo já foi toda tomada. A gente veio para cá só para morar com o pessoal daqui, porque o pessoal daqui tinha um pouco de terra. É só isso."
Aturi Kayabi. Quando os kayabi não conheciam os caraíbas.
Histórias do Xingu, coletânea de depoimentos dos índios Suyá. São Paulo, Nhi-USP , FAPES, 1994.
* Quais as críticas que o indígena Aturi Kayabi faz aos caraíbas, os homens brancos?
3- Aponte as consequencias para o meio ambiente, da devastação da Floresta Amazônica.
* * * * * * * * * * * * * * *
Vídeo sobre a vida de Chico Mendes.




Nenhum comentário:

Postar um comentário